Home > Capital de Risco > Glossário
Glossário
Business Angel

Investidor privado que financia as empresas, mas também lhes acrescenta toda a sua experiência empresarial à gestão da empresa.

Capital de Substituição (Replacement Capital)

Possibilita aos actuais accionistas de uma empresa adquirirem parte ou a totalidade do capital dos outros accionistas.

Early Stage

Fase inicial do desenvolvimento das empresas (ou empresas que ainda não tenham atingindo o Break-Even). Financiamento de empresas cujos produtos/serviços já estão desenvolvidos mas ainda não foram introduzidos no mercado. Por vezes, este estágio engloba os estágios de Seed Capital e Start Up.

Exit (Saída)

O momento em que o Operador de Capital de Risco aliena todo ou parte do seu investimento. O Operador de Capital de Risco pode vender a sua participação aos promotores, a outra empresa, a investidores ou através da cotação da participada em bolsa.

Expansão

Financiamento de empresas para auxílio ao crescimento. A empresa já está implantada no mercado mas necessita de desenvolver a sua capacidade de produção, desenvolver novos produtos, internacionalizar-se ou ter um acréscimo dos capitais próprios.

FCR

Fundo de Capital de Risco. Os FCR são uma modalidade de fundos de investimento mobiliário fechado, cujo património se destina a ser investido, por um período limitado, na aquisição de participações no capital de sociedades não cotadas em bolsa de valores, com elevado potencial de crescimento e de valorização.

FINICIA

Programa de Financiamento ao Arranque de Negócios. Instrumento combinado de capital e dívida, vocacionado para o financiamento de iniciativas empresariais socialmente meritórias, economicamente sustentáveis e que revelem potencial de desenvolvimento.

FSCR

Fundo de Sindicação de Capital de Risco PME – IAPMEI. Tem como objectivo a realização de operações de capital de risco, através do investimento em participações no capital de PME e do financiamento de Entidades Especializadas de Capital de Risco (EECR).

Management Buy-In (MBI)

A compra da totalidade ou de parte significativa de uma empresa por um gestor ou por equipa de gestores externa à empresa.

Management Buy-Out (MBO)

A compra da totalidade ou parte significativa de uma empresa pela sua equipa de gestão.

Management Fee (Comissão de Gestão)

Encargo pago pela empresa ao Operador de Capital de Risco pelo acompanhamento do negócio. Normalmente, corresponde a uma média de 2,5% do montante investido.

Plano de Negócios (Business Plan)

O Plano de Negócios (estudo prévio do negócio) é um documento base que tem como objectivo estruturar as principais características financeiras, ideias e opções estratégicas que o promotor deverá avaliar para decidir quanto à viabilidade de um negócio. Este documento serve como o principal suporte numa apresentação do negócio a futuros investidores.

PRIME

Programa de Incentivos à Modernização da Economia, constituído por medidas de política económica, com vista ao desenvolvimento estratégico de determinados sectores de actividade (indústria, energia, construção, turismo, comércio e serviços), através de apoios directos e indirectos às empresas e demais agentes económicos, durante o período de 2000-2006.

QREN

Quadro de Referência Estratégica Nacional. Constitui-se como a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período 2007-2013. O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) assume como grande desígnio estratégico a qualificação dos portugueses e das portuguesas, valorizando o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação, bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sócio-cultural e de qualificação territorial, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e, bem assim, do aumento da eficiência e qualidade das instituições públicas.

Reestruturação (Recovery Financing ou Turnaround Financing)

Financimento a empresas em dificuldades, que através da introdução de alterações na gestão permite a sua viabilização financeira.

SCR

Sociedade de Capital de Risco. Apoia e promove o investimento em empresas ou projectos, através da participação temporária no seu capital social.

Seed Capital (Capital Semente)

Financiamento destinado ao desenvolvimento de uma ideia, protótipo ou de um projecto, de forma a criar condições para a produção em escala.

Segunda Ronda de Financiamento (Second Round Financing)

Os Operadores de Capital de Risco financiam uma segunda fase de desenvolvimento da empresa. Normalmente, a primeira fase de financiamento não é suficiente para cobrir as necessidades financeiras da empresa.

Spin Off

Constituição de uma nova empresa por um grupo oriundo da empresa mãe, com o intuito de explorar novas oportunidades de mercado. A equipa de gestão da empresa e o Operador de Capital de Risco participam com uma quota do capital.

Start Up

Financiamento de desenvolvimento de produtos e de investimentos em marketing que possibilitem uma maior visibilidade inicial à empresa.

Third Stage

Financiamento de empresas de elevado crescimento, cujo volume de vendas, está a ultrapassar o Break-Even ou a começar a dar lucro.

Os nossos Parceiros
Parceiros